fbpx

Traça

A oferta de alimentos (de papéis a restos de pele e cabelos) e de ambientes úmidos e escuros em nossas casas, essas são as condições ideais para o aparecimento das traças, que entram por janelas, portas e, em muitos casos, por objetos carregados para dentro do lar. Dois grupos de insetos são conhecidos popularmente como “traças”: o primeiro pertence à ordem Thysanura, que inclui a famosa traça de livros (Lepisma saccharina), e o segundo à ordem Lepidoptera, especialmente à família dos tineídeos – aquele bichinho que fica pendurado na parede dentro de uma casquinha!

Os Thysanura não apresentam metamorfose completa (suas ninfas são versões incompletas do adulto), enquanto os Lepidoptera (que, na verdade, são mariposas) têm uma forma larval diferente do adulto. Apesar de causarem estragos em roupas e livros, as traças não chegam a ser um risco para a saúde humana. Para evitar traças, é importante manter limpos e arejados armários e guarda-roupas, além de impedir a formação de pontos de umidade. Fique atento a papéis e caixas de papelão levados para dentro de casa, as traças podem estar de carona.

Lepidoptera: Com antenas grossas e escamas cobrindo corpos, asas e pernas, o tamanho varia de acordo com a espécie. A traça da lã (Tineola bisselliella), por exemplo, tem cerca de 0,65 cm de comprimento. Se alimentam de tecidos,restos de pele e cabelos ou grãos armazenados (milho, trigo, arroz), de acordo com a espécie. Costumam ficar em cantos de paredes, despensas contendo alimentos e depósitos abandonados, pode chegar a viver seis meses já na fase adulta, de mariposa, são poucos dias de vida

Thysanura: Tem comprimento entre 0,85 e 1,3 cm, têm corpo alongado, multissegmentado e coberto de escamas. Não têm asas, mas duas longas antenas e três filamentos caudais. Essas pragas são onívoros, consumindo itens caseiros, como farinhas, papéis (livros e revistas) e tecidos (roupas). Algumas espécies podem diminuir o metabolismo e ficar meses sem comer. Dão preferência para locais escuros e úmidos, como frestas de móveis, armários, rodapés e caixas. Podem viver de quatro a sete anos.