fbpx

Limpeza de Livros e Documentos      

As condições ambientais combinadas às condições intrínsecas da produção do papel geram processos de degradação do acervo.

Estes processos podem ser eliminados ou reduzidos pelo controle equilibrado do ambiente, levando-se em conta fatores como temperatura, umidade relativa e limpeza. A higienização é a remoção de todas as sujidades e de todos os elementos considerados nocivos aos papéis, é descrita como uma ação mecânica e realizada a seco.

Com o auxílio de um aspirador de pó (semi industrial) para limpeza do volume como um todo, principalmente os cortes laterais e superiores ou cabeça do volume, local onde se deposita toda a poeira em suspensão que existe dentro de uma área de guarda de acervo. Aconselha-se a colocação de um tipo de pano, que fará o papel de filtro no bocal do tubo do aspirador, antes da colocação da escova, para evitar a entrada de partículas de papel no equipamento. 

Com o auxílio do equipamento mesa de higienização e um pincel de pelos macios para a execução do processo de varredura de todas as folhas e capas de volume. O agente de higienização deve estar protegido com óculos protetor, máscara contra poeiras, luvas e avental.

Efetuar a limpeza com trincha de pelo macio folha a folha, para retirada de poeira e outros resíduos. Passar a trincha em todo o documento frete e verso, removendo a sujidade superficial com o máximo de cuidado. Retirar todo o material que não faz parte do documento.