fbpx

Caruncho

Por serem fitófagos, alimentam-se, por exemplo, de cereais e feijão armazenados, reduzindo-os a pó, razão por que são considerados insetos daninhos. Assim como os cupins, as vespas e os gorgulhos, os carunchos também são xilófagos, o que quer dizer que perfuram madeiras. Araecerus fasciculatus (caruncho-do-café), Acanthoscelides obtectus (caruncho-do-feijão). Também denominados de gorgulhos, os carunchos são pequenos besouros pertencentes à ordem Coleóptera.  Usualmente chamam-se de carunchos os besouros da família Curculionidae, a família mais diversa entre os seres vivos, apresentando cerca de 60.000 espécies descritas, sendo que destas em torno de 5.000 ocorrem no Brasil. Também conhecidos como bicudos, os besouros da família Curculionidae apresentam espécies que se associam a plantas específicas e atacam principalmente cereais.

São insetos que habitam regiões de climas quentes, sendo encontrados em todas as regiões tropicais do globo. Sitophilus oryzae é um inseto cosmopolita, possivelmente trazido da Índia e disseminado pelo mundo através de grãos contaminados transportados por navios. Além de S. oryzae e S. zeamais outras espécies também são denominadas de caruncho. Araecerus fasciculatus é um besourinho da Família Anthribidae, sendo um importante caruncho de café. No feijão podem ocorrer infestações por carunchos da Família Bruchidae como Zabrotes subfasciatusAcanthoscelides obtectus e Callosobruchus maculatus.

Os carunchos são considerados pragas agrícolas principalmente de grãos armazenados, embora possam também infestar os grãos ainda no campo, durante o desenvolvimento e maturação destes. Embora a infestação de grãos no campo não comprometa muito a produtividade da safra, se tona prejudicial na medida em que, quando colhida, pode infestar os depósitos, comprometendo grande parte do estoque armazenado, caracterizando a chamada “infestação cruzada”.  As infestações são prejudiciais aos grãos e à agricultura, pois afetam o valor nutricional do grão e diminuem seu poder germinativo, levando à desvalorização do produto. Além disso, podem provocar aumento da umidade dos grãos, propiciando condições para o desenvolvimento de patógenos, como fungos. Esses insetos ao infestarem produtos armazenados encontram alimento fácil em quantidade e qualidade, abrigo, temperatura e umidade favoráveis.