fbpx

Ratos

Caracterizam-se por possuir focinho pontudo, orelhas pequenas e arredondadas, e uma longa cauda nua ou quase sem pêlos. As espécies mais conhecidas de rato são o Mus musculus, um típico rato doméstico, Rattus rattus e Rattus norvegicus, por vezes chamados de ratazanas e que habitam esgotos e córregos. Os ratos também são animais de estimação. Já em ambiente silvestre, a espécie mais comum é o ratos-do-campo ou rato do mato, espécie importante para a cadeia alimentar, pois são alimentos de grandes aves como falcões e águias. Os ratos domésticos possuem comportamentos furtivos, onde podem invadir casas e despensas de comida. O americano Peromyscus leucopus e o Peromyscus maniculatus vivem em ambiente não urbano, e são geralmente chamados de camundongos. Esses, assim como outras espécies comuns de rato como roedores existentes em todo o mundo, também podem habitar ambientes humanos. Porém, muitos deles são de outro gênero.

Gatos, cães, raposas, corujas, aves de rapina, cobras e até mesmo alguns tipos de artrópodes são os principais predadores dos ratos, principalmente as selvagens. No entanto, por causa de sua notável capacidade de adaptação a quase qualquer ambiente, o rato é um dos mais bem sucedidos entre o gênero mamíferos na Terra atualmente.

A idade de reprodução de um rato, é de cerca de 50 dias de idade em ambos os sexos feminino e masculino, embora as fêmeas possam ter seu primeiro cio entre 25 e 40 dias. Ratos possuem ciclo estral durante todo o ano, e a ovulação é espontânea. A duração do ciclo estral é de 4-5 dias e o estro em si dura cerca de 12 horas, ocorrendo durante a noite. Esfregações vaginais ajudam no acasalamentos para determinar a fase do ciclo estral. O acoplamento é geralmente noturno e pode ser confirmada pela presença de um sphragis na vagina até 24 horas após a cópula. A presença de esperma vaginal também é um indicador fiável de acasalamento.

Camundongos fêmeas quando alojadas juntas tendem a não entrar em ciclo estral. Se exposto a um rato macho ou os feromônios de um rato macho, a maioria das fêmeas vai entrar em cio em cerca de 72 horas. Esta sincronização do ciclo estral é conhecida como o efeito de Whitten. A exposição de uma rata recém-criada aos feromônios de um rato macho desconhecido pode impedir a implantação, um fenômeno conhecido como o efeito Bruce.

O período de gestação média é de 20 dias. Após o parto, cerca de 14–24 horas, o aleitamento é iniciado. A média de indivíduos em uma ninhada é de 10 a 12 indivíduos.

Além de serem caçados por vários animais, são caçados também pelos homens, em fazendas e cidades, por causa da destruição que fazem e do risco á saúde – pois podem ser transmissores de diversas doenças, como por exemplo lectospirose (transmitida pela urina dos ratos que vem para a rua nas enchentes).

O lixo acumulado torna o convívio com humanos bem favorável para o desenvolvimento dos ratos – apesar das desratizações frequentes nas cidades.

O tato e a audição, como em outros animais de hábitos noturnos, são os sentidos mais aguçados e importantes.

Qualquer tremor suspeito ou som mais forte faz com que o rato fuja. Normalmente, rato não corre – anda depressa ou salta, mas não trota e nem galopa, porque ao locomover-se mantém sempre duas patas no chão.

O camundongo se alimenta de quase tudo que seja comestível, inclusive o revestimento de fios elétricos, e isso pode ser muito perigoso para um mora na casa.

Todo roedor sabe nadar e o camundongo não é exceção. Mas, sempre que puder, ele evitará molhar o pêlo. O camundongo prefere lamber-se (como o gato) para remover detritos, poeira, piolhos, pulgas e outros parasitas.

Quando os camundongos invadem uma casa, as primeiras incursões pelos comodos são tímidas e rápidas. Pouco a pouco, porém, com o crescimento da população, eles acabam por formar uma rede de galerias e invadem tudo.