NOSSO PROTOCOLO DE CONTROLE QUÍMICO PARA PERCEVEJO DE CAMA.

PRAGAS ALVO

DIAS A FAZER E REFAZER

MÉTODOS DE APLICAÇÃO

PERCEVEJO DE CAMA

( Cimex Lectularíus )

1 + 30

PULVERIZAÇÃO COM ALTA PRESSÃO + PÓ INSETICIDA ( conforme avaliação técnica )

PERCEVEJO DE CAMA

( Cimex Hemipterus )

1 + 30

PULVERIZAÇÃO COM ALTA PRESSÃO + PÓ INSETICIDA ( conforme avaliação técnica )

PERCEVEJOS

OS PERCEVEJOS POSSUEM O HÁBITO DE SE ALIMENTAR DE SANGUE NA FASE ADULTA E JOVEM, TEM COMPORTAMENTOS NOTURNO FICANDO ESCONDIDOS EM LOCAIS DE DIFICIL ACESSO COM: FENDAS DE PAREDES, FRESTRAS, CONDUÍTES, INTERRUPTORES, ARMÁRIOS, DOBRAS DE COLCHÃO E SOFÁS. SÃO INSETOS DE TAMANHO ENTRE 4,5 A 7,0 MM DE COLORAÇÃO MARROM-AVERMELHADA, COM O CORPO OVAL E ACHATADOS.

PERCEVEJOS REPRESENTAM RISCO AO HOMEM:

PROVOCA GRANDE INCOMODO PSICOLÓGICO, DEIXANDO O HUMANO EM ESTÁGIO DE LETARGIA E FÁDIGA DEVIDO A FALTA DE UM PERÍODO ADEQUADO DE REPOUSO. AS PESSOAS PODEM APRESENTAR EM FUNÇÃO DAS PICADAS DO INSETOS VERMELHIDÃO NO CORPO E TRANSMISSÃO DE ALGUM TIPO DE PATÓGENO

 

PERCEVEJO DE CAMA ( Cimex Lectularíus )

PERCEVEJO DE CAMA ( Cimex Hemipterus )

 

SAIBA MAIS

Percevejo

Heteroptera é uma subordem de insetos da ordem Hemiptera, que agrupa cerca de 40 000 espécies distribuídas por 7 infra-ordens e um elevado número de famílias. O nome da subordem deriva da generalidade das espécies apresentarem asas anteriores parcialmente endurecidas e parcialmente membranosas (nas pontas posteriores), conhecidas como hemiélitros, que em repouso cobrem as posteriores, formando uma superfície plana geralmente colorida. Os membros da primitiva infraordem Enicocephalomorpha apresentam asas completamente membranosas.

A maioria das espécies é fitófaga (alimenta-se de sucos obtidos de vegetais, como a seiva), tendo, para esse efeito, um aparelho bucal perfurador e sugador, que já apresentam na fase de ninfa. Alguns, contudo, são hematófagos (alimentam-se de sangue) ou perfuram e sugam o interior de outros insectos. As ninfas são muito semelhantes ao insecto adulto, mas sem asas.

O nível taxonómico deste grupo permanece em debate, sendo que em algumas classificações é considerado uma subordem de Hemiptera, noutras apenas como um clado sem categoria taxonómica dentro da subordem Prosorrhyncha. Em qualquer caso, há acordo que os heterópteros são um grupo monofilético. As infraordens Gerromorpha e Nepomorpha agrupam muitos dos membros aquáticos e semi-aquáticos, enquanto que todos os grupos restantes que são de ocorrência comum estão nas infraordens Cimicomorpha e Pentatomomorpha. Os Heteroptera apresentam um corpo com um perfil oblongo, mais ou menos delgado, por vezes atarracado, de forma ovóide, frequentemente deprimido no sentido dorso-ventral. Os élitros (as asas anteriores, modificadas por endurecimento) podem ser discretas, com cores mais ou menos uniformes, ou apresentar cores brilhantes, muitas vezes com caracteres aposemáticos.

O aparelho bucal é do tipo perfurador sugador, com lábio superior curto e triangular, mandíbulas e maxilares transformados em estiletes destinados a perfurar e chupar. O lábio inferior, em geral designado por rostro, consiste em 3-4 artículos com uma forma que permite acomodar os estiletes que formam o lábio superior quando em repouso. Nos lados do rostro estão presentes duas expansões laminares com origem na maxila, conhecidas por búculas (ou bucculae, do latim buccŭla, «boca pequena»), que em geral escondem pelo menos o primeiro segmento do rostro à vista lateral. A forma e o desenvolvimento das búculas são elementos importantes na determinação taxonómica. O rostro é inserido na área frontal da cabeça, claramente separada do protórax por uma região esclerótica designada por garganta (ou gola). Este carácter distingue os Heteroptera dos Homoptera.